fbpx

Gripes e resfriados

26 de abril de 2017
gripe-blog.png

A estação da gripe chegou e trouxe com ela espirros, dores de garganta e tosse seca. É outono! Saiba como se prevenir do vírus influenza para aproveitar as noites frias com saúde.

Em abril já começamos a nos despedir do calor e tirar os cobertores do guarda-roupa. Os dias mais curtos, as noites mais longas e as mudanças de temperatura anunciam a proximidade do inverno e são o termômetro para indicar como anda nossa imunidade. Em tempos como esse, é comum a transmissão de gripes e resfriados, e é por essa razão que os cuidados com a saúde devem ser redobrados.

Para início de conversa, vamos entender a diferença entre gripe e resfriado: influenza sazonal (ou gripe) é caracterizada pela febre alta, dores musculares, dores de cabeça, dor de garganta, coriza e tosse seca, e os sintomas duram entre 5 a 7 dias. Já o resfriado, apesar de parecido com a gripe, possui sintomas mais brandos como tosse, congestão nasal, dor no corpo e dor de garganta leve, durando entre 2 a 4 dias.

Para evitar as duas infecções, algumas medidas preventivas podem ser adotadas facilmente na rotina, como lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal (toalhas, talheres, copos ou garrafas), manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem os sintomas.

E para os que já estão gripados, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir é essencial para evitar sua transmissão. Mas nada de usar as mãos! A melhor forma de cobrir essas regiões é utilizando lenços descartáveis e álcool gel para higiene das mãos, impedindo assim a proliferação de vírus e bactérias.

Outras reações manifestadas pelo nosso corpo durante o mês podem indicar a presença de alergias ou inflamações, como a sinusite e a rinite. Ao contrário do que muitos pensam, rinite e sinusite são coisas diferentes. Rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, tendo como sintomas a coriza, espirros, coceira no nariz, nariz entupido e irritação nos olhos. Já a sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face. Se os orifícios dessa mucosa ficam obstruídos, o muco se acumula no rosto, causando fortes dores de cabeça e dores faciais.

Em qualquer caso, procure um otorrinolaringologista para avaliar o seu quadro e indicar o melhor tratamento.

VACINAÇÃO

A vacina contra a gripe comum é opcional e está disponível na rede privada e pública durante as campanhas anuais de vacinação. Lembre-se que a vacinação é uma importante ação de prevenção, mas não dispensa medidas básicas de proteção.

Confira o calendário completo de vacinação para 2017:

DIVULGAÇÃO

CAMPANHA VAI DE 17 DE ABRIL A 26 DE MAIO

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta segunda-feira (17), anunciou o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa. Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público-alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A campanha vai até 26 de maio e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13.

A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade continuam fazendo parte do público-alvo. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

FONTE



Ganhadora do prêmio Empresa brasileira do ano pelo Latin American Quality Institute.

Há mais de 40 anos comprometida com a saúde e bem-estar das pessoas.

Razão Social: YUKIKO ETO CIA LTDA
CNPJ: 47513205000134

Posts Recentes

Byofórmula © Copyright 2023