01 de dezembro Dia Mundial da Luta Contra AIDS.
Saúde
30/11/2016
http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=26094
Evento em São José orienta população sobre a Aids
Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Programa DST/AIDS da Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quinta-feira (1º de dezembro), das 8h às 15h30, um evento na Praça Afonso Pena. Haverá distribuição de material educativo (folders e panfletos), preservativos e abordagem individual da população que passar pelo local.
O objetivo é esclarecer sobre a importância da realização do teste do HIV, disponível no Centro de Orientação e Apoio ao Soro Positivo/Centro de Testagem e Aconselhamento (COAS/CTA) e em toda a rede básica de saúde de São José dos Campos.
Segundo a coordenadora do programa DST/Aids, a médica Maria Cristina Amaral, além de orientar sobre os riscos e formas de prevenção da doença, o evento tem também como proposta diminuir o preconceito e a discriminação que a sociedade tem com os portadores do HIV. “Toda a população está vulnerável ao vírus. Por isso, a conscientização da população para a adoção de medidas preventivas é importante”, disse.
O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas, seringas e cachimbos contaminados; de mãe para filho durante a gestação, no parto e amamentação e por transfusão de sangue. O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.
Desde o último dia 25 de novembro, o COAS/CTA (Rua Amim Assad, 200) está estimulando o teste do HIV por meio da Campanha Fique Sabendo. O atendimento está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Esta quinta-feira (1º de dezembro) é o último dia da campanha.
Além do período da campanha, o teste rápido de Aids é realizado em todas as UBSs da cidade, com total sigilo e discrição. O Ministério da Saúde orienta a realização do teste anti-HIV pelo menos uma vez na vida ou sempre que se expor a situações consideradas de risco.
Após a infecção pelo HIV, o Sistema Imunológico demora de um a três meses para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste anti-HIV, a chamada janela imunológica. Portanto, o teste poderá ser realizado após uma exposição de risco, mas terá que ser repetido após trinta dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Em 2015, foram registrados em São José dos Campos 201 novos casos de Aids. Neste ano, até agora, já foram registrados 183 novos casos. A faixa etária mais acometida é de adultos jovens, mas se observa a transmissão em todas as faixas etárias.
O HIV pode ser transmitido:
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), nas práticas sexuais: anal, vaginal e oral;
• Pelo compartilhamento de agulhas, seringas, canudos e cachimbos contaminados, compartilhados para uso de drogas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação, quando não feito o acompanhamento preconizado;
• Por transfusão de sangue, quando de procedência duvidosa.
Número de novos casos registrados em São José
2015
15 a 19 anos – 11
20 a 34 anos – 80
35 a 49 anos – 86
50 a 64 anos – 22
65 a 79 – 2
Total: 201 casos
2016 (até 30 de novembro)
15 a 19 anos – 3
20 a 34 anos – 78
35 a 49 anos – 70
50 a 64 anos – 27
65 a 79 anos – 5
Total: 183 casos
Teste rápido de Aids é realizado em todas as UBSs da cidade, com total sigilo e discrição.
Creditos: Prefeitura municipal de São José dos Campos
Leia mais notícias: Assessoria de Planejamento de Comunicação