Descarte correto de medicamentos – Cuidar do planeta faz bem a saúde e não contém contra-indicação
Você sabia que medicamentos contêm substâncias químicas que contaminam o solo, a água e colocam em risco o meio ambiente e a nossa saúde?
Grande parte das pessoas joga os medicamentos que não fazem mais uso ou que já perderam a validade no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário.
Este é um péssimo hábito, pois o descarte de medicamentos, quando feito de maneira incorreta, pode causar sérias intoxicações ao ser humano, por causa de componentes resistentes que, se não forem tratados, acabam voltando para nossa casa e sendo consumidos por meio da água contaminada por seus resíduos. Os antibióticos, por exemplo, podem provocar resistência de alguns microrganismos e fazer com que algumas doenças facilmente combatidas se tornem difíceis de curar.
No que diz respeito ao meio ambiente, além de contaminar o solo, a prática de descartar incorretamente os medicamentos pode afetar os animais. O descarte de hormônios, principalmente os estrógenos, podem provocar a feminilização de peixes machos, impedindo sua reprodução.
Por isso é importante a orientação e a conscientização de todos.
Mas qual o destino correto dos medicamentos?
Todos os medicamentos, sejam líquídos, comprimidos, pomadas ou sprays, devem ser levados até um ponto de coleta credenciado, onde serão encaminhados para incineração em usinas preparadas ambientalmente.
Hoje, em São José dos Campos, existe a lei municipal LEI Nº 8399/11, que estabelece que toda farmácia, drogaria e unidade de saúde seja obrigada a receber medicamentos para descarte e se responsabilizarem por seu destino final.
Por isso, seja consciente e traga suas medicações a uma das unidades da Byofórmula.
Mariana Ferreira Peres dos Santos
CRF : 52847