Da matéria-prima ao produto final, tudo passa pela conferência minuciosa da equipe da Byofórmula.
Quando o assunto é o controle de qualidade da matéria-prima, a Byofórmula extrapola os limites da farmácia e chega até os fornecedores.
Isso quer dizer que toda a documentação das empresas fornecedoras passa por uma avaliação rigorosa, em busca de não-conformidades ligadas a essas empresas.
O pedido de compra baseia-se nas especificações de matérias-primas. Mas isso ainda não é suficiente. O controle de qualidade da Byofórmula faz uma inspeção de recebimento e a análise dessas matérias-primas. Em seguida, os farmacêuticos avaliam os resultados e, se necessário, fazem a aplicação de fator de correção e definem a temperatura de armazenamento.
Somente depois de todos esses procedimentos é que o produto aprovado é fracionado e enviado para a produção, conforme pedido e consumo.
Muita gente não sabe, mas o Ministério da Saúde regulamentou normas de Boas Práticas de Manipulação (BPMF), as quais são seguidas pela Byofórmula.
Além disso, a Byofórmula executa os seguintes procedimentos: análise mensal de água purificada e semestral de água potável e calibração de equipamentos com empresa terceirizada.
No laboratório, antes da manipulação, é feita a avaliação da coerência entre dose, associação, tempo de tratamento, de acordo com validade e/ou legislação pertinente.
Durante o processo de manipulação, há preocupação com rastreabilidade. Portanto, são conferidos lotes de matérias-primas, bem como a assinatura do manipulador em todas etapas.
Após manipulação, o trabalho continua, com a conferência final dos produtos, divididos em:
Sólidos
– Realização de peso médio, desvio padrão relativo e variação do conteúdo teórico das cápsulas, para 100% das fórmulas.
Semi-sólidos e líquidos:
– Adequação da embalagem ao tipo de fórmula e uso, avaliação do cor, odor e volume final.
Por fim, há um Programa de Gerenciamento de Resíduos. Sendo assim, os resíduos da manipulação são recolhidos por uma empresa terceirizada, responsável pelo transporte e incineração.