fbpx

Dicas para fortalecer o seu sistema imunológico

17 de março de 2020 0
como-reforcar-o-sistema-imunologico.jpg

O sistema imunológico representa as defesas naturais do corpo na prevenção de infecções por vírus e bactérias, e reação para o seu restabelecimento, quando diante de algum desequilíbrio. Sem ele, um simples resfriado poderia se tornar algo mais grave, por isso é tão importante mantê-lo em dia. E como isso é possível? Existe um conjunto de hábitos diários que podem auxiliar na saúde das células de defesa do nosso organismo, favorecendo o seu fortalecimento. Escrevemos este artigo para ajudar você nessa missão! Leia até o final e inicie as mudanças necessárias na sua rotina.

A alimentação é a base de um sistema imunológico saudável

Uma alimentação saudável e rica em nutrientes é fundamental para que você tenha um corpo fortalecido contra uma série de doenças. Uma boa alternativa é buscar alimentos naturais, que não passaram por processos de industrialização, já que estes são ricos em fatores inflamatórios. Invista em frutas ricas em vitamina C e antioxidantes como a acerola, a laranja, o limão e as frutas vermelhas em geral. Inclua em sua rotina, vegetais com folhagens escuras como a couve e a rúcula, que são fontes de ferro. Aposte ainda em proteínas, carboidratos complexos e gorduras consideradas boas, como as encontradas na castanha-do-pará e alguns peixes, por exemplo.

Cuide da sua saúde emocional

Já ocorreu com você ou alguém próximo, de ficar doente logo após um período turbulento? Seja com uma gripe ou resfriado? Isso é comum, porque como o corpo todo é interligado, o estado emocional interfere em seu funcionamento normal e em suas defesas, tornando-o mais suscetível ao desenvolvimento de doenças. Um dos grandes vilões, é o estresse. Ele mesmo! Quando passamos por situações frequentes de estresse, ocorre uma liberação exacerbada de alguns hormônios, como o cortisol, provocando uma série de alterações no organismo, favorecendo a queda da imunidade. A melhor opção é buscar alternativas para controlar esses estados, como ter hábitos saudáveis, procurar momentos que tragam alegria e prazer, ter projetos, praticar atividades físicas e contar com a ajuda de um profissional em saúde mental, principalmente se estiver sentindo dificuldade em lidar com os desafios diários.

Pratique atividades físicas diariamente

Acabamos de mencioná-la quando falamos sobre saúde emocional, e agora vamos aprofundar um pouco mais. As atividades físicas são extremamente benéficas para o corpo todo, auxiliando na liberação de neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar, além de auxiliarem no controle do peso corporal e favorecerem a saúde cardiovascular. Alguns estudos apontam que a prática de atividades físicas está associada ao aumento das células de Linfócito T, que auxiliam no combate a microrganismos invasores. Portanto, mexa-se como puder! Essa é a regra fundamental.

Descanse!

Dormir bem é fundamental para que o sistema imunológico funcione adequadamente. Durante a noite ocorrem diversos processos metabólicos fundamentais para o equilíbrio do corpo, e esse é o momento em que todas as suas funções são reguladas e regeneradas! Valorize as suas horas de sono. Não jante muito tarde, tente deitar cedo e evite qualquer estímulo luminoso, para favorecer a liberação adequada de melatonina, hormônio fundamental para uma noite de sono reparadora.

Evite hábitos prejudiciais

O cigarro por exemplo, é um grande vilão para as todas as células do corpo, e claro, não seria diferente com as células do sistema imunológico. Esse é um hábito que deve ser evitado, e caso você seja um adepto dele, procure ajuda profissional para conseguir deixá-lo de lado.

As bebidas alcoólicas embora estejam fortemente presentes em diversos momentos da vida do brasileiro, devem ter seu consumo moderado, tendo em vista que também interferem negativamente no funcionamento das células.

15 minutinhos de sol ao dia

O sol é fundamental para que ocorra a sintetização de vitamina D, a qual está associada à energização de uma parte das células de defesa do corpo. Esse é um hábito muito simples, mas que exige alguns cuidados – procure se expor apenas 15 minutos ao dia à luz solar, sem filtro. Esse é o tempo suficiente para usufruir dos seus benefícios. Evite a exposição prolongada, e salvo esses minutos, utilize filtro solar e acessórios de proteção, sempre!

Analise a sua rotina, e veja quais hábitos acima você já possui, e quais ainda precisa melhorar ou modificar. Quando falamos da nossa saúde, falamos do que temos de mais precioso. Cuide-se com carinho!

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

18 − treze =




Ganhadora do prêmio Empresa brasileira do ano pelo Latin American Quality Institute.

Há mais de 38 anos comprometida com a saúde e bem-estar das pessoas.

Razão Social: YUKIKO ETO CIA LTDA
CNPJ: 47513205000134

Posts Recentes

Byofórmula © Copyright 2020