Apenas um litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água, quantia que uma pessoa consome em 14 anos de vida. O óleo jogado no esgoto ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Ao descartar o óleo de cozinha, deixe que ele esfrie e armazene um uma garrafa PET (Politereftalato de etileno) de dois litros, preferencialmente transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo da sua cidade, indicado para essa finalidade.
A Byofórmula coleta e armazena o óleo para doação em cooperativas que reciclam este material. O óleo se transforma em matéria-prima para a produção de biocombustível, rações, tintas e verniz. Todos os litros arrecadados são doados para a fabricação de sabão, evitando assim a contaminação do solo e da água e ajudando famílias com a renda da venda do produto.
Em 2009, foram vendidos para reciclagem 2,766 toneladas de papel. Para a fabricação de 1 tonelada de papel são necessárias 18 árvores e são consumidos 5 milhões de litros de água, portanto já poupamos 56 árvores de serem cortadas e 15,79 milhões litros de água de serem consumidas.
Pilhas e baterias devem ser recicladas em um ponto de coleta credenciado, como a Byofórmula, onde serão encaminhadas para o descarte ambientalmente adequado. Elas são responsáveis por grande dano ao meio ambiente se não descartadas corretamente, uma vez que seus metais pesados nunca se degradam em contato com a umidade, calor e outras substâncias químicas, e ao vazar, esses componentes tóxicos contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais. Além disso, substâncias como o chumbo, o cádmio e o mercúrio, presentes na composição das pilhas e baterias, podem afetar a saúde e provocar doenças neurológicas, afetar a condição motora, etc.
Toda a empresa aderiu aos squeezes ao invés de usar copos descartáveis, reduzindo a quantidade de lixo plástico no meio ambiente.
Nossas sacolas e canetas são feitas de material reciclado. Os romaneios são impressos frente e verso e sempre que possível são utilizados folhas de rascunho nas impressões, diminuindo assim a quantidade de folhas de sulfite utilizadas.
Todos os medicamentos, sejam líquidos, comprimidos, pomadas ou sprays, devem ser levados até um ponto de coleta credenciado, como a Byofórmula, onde serão encaminhados para incineração em usinas preparadas ambientalmente. O descarte de medicamentos, quando feito de maneira incorreta, pode causar sérias intoxicações ao ser humano devido a componentes resistentes que, se não forem tratados, acabam voltando para nossa casa e sendo consumidos por meio da água contaminada.