Uso racional de antibióticos
O uso racional de medicamentos acontece quando os pacientes utilizam medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais e por um período de tempo específico.
Os antibióticos compreendem uma classe de medicamentos empregados no tratamento de infecções causadas por bactérias e durante muito tempo foram utilizados de forma indiscriminada. Atualmente, os antibióticos são substâncias controladas pela Anvisa e devem ser prescritos somente por um médico ou cirurgião-dentista quando há evidências clínicas de que o problema é causado por bactérias.
O principal efeito secundário do uso indiscriminado dos antibióticos é a capacidade que as bactérias têm de se tornarem resistentes à ação bactericida, ou seja, o uso contínuo deste tipo de medicamento favorece a resistência das bactérias.
A aplicação dos antibióticos pode ser local (cremes, pós ou ungüentos), oral (cápsulas ou comprimidos) ou parenteral (intravenosa ou intramuscular). Na Byofórmula, manipulamos antibióticos para uso local e/ou oral e você conta sempre com um profissional farmacêutico para esclarecer suas dúvidas e acompanhar seu tratamento.
Daniel Maciel
CRF-SP 52.803