fbpx

Dicas de cuidados especiais com a pele no verão

14 de janeiro de 2020 0
cuidados-com-a-pele-verao-1.jpg

A pele é o maior órgão do nosso corpo, e cuidar bem dela é fundamental! E claro, esses cuidados devem ocorrer o ano todo, porém mudanças climáticas características de alguns períodos, como o calor intenso durante o verão e os raios solares mais fortes, exigem atenção redobrada!

O verão e a pele

A radiação ultravioleta, conforme comprovado em estudos clínicos, está diretamente ligada à modificação do DNA das células cutâneas, o que pode levar a queimaduras solares, desenvolvimento de câncer de pele e contribuir para o envelhecimento da pele, ao que chamamos neste caso, quando relacionado aos efeitos nocivos do sol – fotoenvelhecimento. No verão, em especial, os raios solares ficam mais intensos, ao mesmo tempo que com as altas temperaturas é natural que as pessoas se sintam mais dispostas e propensas a aproveitarem as atividades ao ar livre, além de claro, curtirem uma piscina ou praia para se refrescarem, e aumentando a exposição, dependendo do horário e da preocupação com a proteção, os resultados podem ser prejudiciais para a pele.

Além dos raios solares, a produção de secreções e suor aumentam, o que pode ser negativo para pessoas que possuem pele oleosa ou com acne.

Como posso cuidar melhor da minha pele no verão?

Fique de olho nas dicas que separamos para você aproveitar o período mais quente do ano, com mais tranquilidade, e claro, sem prejudicar a saúde da sua pele:

Escolha bem o filtro solar

Que é necessária a aplicação de um filtro solar, isso você provavelmente já sabe, certo? Mas o que é importante destacar é que a escolha do produto é fundamental. O ideal é que ele tenha FPS (fator de proteção solar) 50 ou 60, e que especifique no rótulo o espectro de proteção UVB e UVA, e de preferência seja resistente à água. Ah, o fato de ser resistente à água não significa que você poderá entrar e sair da piscina ou do mar sem reaplicá-lo! Significa apenas que ele protegerá melhor a sua pele durante a exposição, mesmo em contato com a água, e é mais resistente ao suor, mas aplicá-lo novamente é um costume que você deve ter, mesmo que não tenha tido contato com a água – o produto deve ser reaplicado de 3 em 3 horas ou de acordo com as orientações do fabricante.

Aplique o filtro no corpo todo e no rosto, sem esquecer os cantinhos e dobrinhas, como as orelhas, para que fique tudo bem protegido! Outra dica importante é optar sempre por produtos que sejam próprios para o seu tipo de pele, ok!?

Mantenha a pele sempre seca, limpa e hidratada

No verão, com a intensificação do suor, alguns locais do corpo tornam-se ideais para a proliferação de fungos, por isso é muito importante estar sempre com uma toalha limpa e seca na praia ou piscina, e principalmente ir direto para o chuveiro ao retornar, evitando ficar muito tempo com roupas úmidas em contato com o corpo. No dia a dia, procure usar roupas mais leves e de algodão, que auxiliam na absorção da umidade excessiva, e ainda ajudam a bloquear parte da radiação solar.

A hidratação continua sendo fundamental, de uso tópico após o banho, e claro, de dentro para fora, com a ingestão diária de água e bebidas saudáveis como alguns chás naturais e água de coco.

A alimentação é sua grande aliada para a proteção da pele

Uma alimentação mais leve cai bem no verão, e alguns alimentos em especial, além de serem super nutritivos, ainda colaboram para a proteção da pele. Eles são fáceis de encontrar – acerola, cenoura, manga, melancia, brócolis, couve e espinafre, são alguns exemplos. Eles são ricos em uma substância antioxidante chamada betacaroteno, que no organismo favorece a produção de melanina.

Óculos de sol e outros acessórios são importantes, sim!

Os acessórios são importantes para evitar que a pele e algumas regiões do corpo estejam expostas diretamente ao sol. Chapéus por exemplo, são grandes aliados para reforçarem a proteção dos cabelos e do rosto, e os óculos de sol são indispensáveis durante a exposição solar, já que protegem especificamente os olhos contra lesões e todo o seu entorno. Na praia ou no jardim de casa, invista em um bom guarda sol, e prefira ficar debaixo dele a maior parte do tempo, no período em que o sol está mais forte – das 10 às 16 horas.

Para a prática de esportes ao ar livre, é sempre importante buscar roupas apropriadas, e atualmente, é possível encontrar peças que possuem proteção UV, o que também contribui para a proteção da pele, juntamente com o filtro de uso tópico.

Cuidado com alguns procedimentos dermatológicos no verão!

Durante o verão é fundamental utilizar produtos suaves, que não provoquem grandes reações, além de ficar longe de procedimentos que visem a retirada da camada superficial da pele para a sua renovação – se sua pele estiver precisando desse tipo de tratamento, converse com o seu dermatologista para saber se há alguma alternativa liberada para uso durante o verão, que possa auxiliar nas imperfeições, e claro, se precisar de um tratamento mais agressivo, aguarde as temperaturas estarem mais baixas, evitando assim manchas difíceis de reverter e irritações severas, que podem levar a uma piora do quadro.

E a depilação? Ela também é uma forma de agressão para a pele, mas se você for usar um maiô ou biquini, é provável que queira se livrar dos pelinhos! Para isso realize a depilação alguns dias antes da exposição, mantendo sempre a hidratação das regiões.

Use repelente e uma loção pós sol

Com as constantes pancadas de chuva de verão, a proliferação de mosquitos e pernilongos também aumentam. Dependendo da região que você está, ou vá passar as férias, a situação pode ser ainda pior. Utilize um bom repelente com composição suave, evitando alergias, irritações, e até mesmo problemas mais sérios provocados pelas picadas de insetos.

Uma loção pós sol também é super bem-vinda, já que após um dia de verão, auxilia na regeneração da pele e previne descamações, deixando uma cor mais bonita e uniforme.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

dezessete + 2 =




Ganhadora do prêmio Empresa brasileira do ano pelo Latin American Quality Institute.

Há mais de 40 anos comprometida com a saúde e bem-estar das pessoas.

Razão Social: YUKIKO ETO CIA LTDA
CNPJ: 47513205000134

Posts Recentes

Byofórmula © Copyright 2023